Get Adobe Flash player

2010 Portuguese

CiTy StOriEs peLa SeXta Vez

Estimados leitores do City Stories número seis!

Sejam bemvindos a este sexto álbum da série City Stories (CS), isto é, este fruto impresso das nossas oficinas internacionais de BD. Neste ano o CS teve duas ediçőes. No período entre Abril e Julho decorreu a quinta edição, especial, em cooperação com o Narodowe Centrum Kultury (Centro Nacional da Cultura), respeitante ao 600o aniversário duma batalha importante para a história da Europa – a batalha de Grunwald. Naquela batalha as forças aliadas (polacos, e nações que hoje em dia povoam os territórios da Lituânia, da Bielorússia e da Ucrânia) decimaram o exército do império alemão, o dos sinistros cavaleiros da ordem teutónica, conhecidos como Cavaleiros da Cruz. Naquela batalha participaram cavaleiros de toda a Europa e nós, 600 anos mais tarde, travámos a mesma aliança para contar aquela história que seria depois publicada sob o signo "City Stories 5". Convidovos a lerem este álbum na página www.citystories.eu

No período entre Abril e Outubro do ano 2010 conseguimos completar o álbum regular, número 6 de CS, dedicado como sempre à cidade de Łódź. Este ano, tivemos a honra de trabalhar junto com a selecção de Portugal. Há muitos anos que temos colaborado com o FIBDA. Não vou ocultar o facto de que este festival é o nosso festival europeu favorito. Nelson Dona – director do FIBDA – e Lígia Macedo são nossos amigos e ajudaramnos a escolher uma equipa verdadeiramente forte como participantes da nossa oficina. E assim sendo, neste ano "entraram" no nosso Bar

co: Filipe Andrade, Ricardo Cabral, Rui Lacas e Filipe Pina. A selecção polaca, escolhida por mim, é a seguinte: Tomasz Piorunowski, Balbina Bruszewska, Michał "Śledziu" Śledziński e Bartosz Sztybor. Conforme as regras de CS, os autores formaram equipas internacionais que durante a estadia na nossa cidade começaram a trabalhar histórias curtas cujas versões finais constam deste livro. O álbum é bilingue, como de costume, mas desta vez em polaco-português.

Na Primavera do ano 2010 toda a tripulação se encontrou pela primeira vez e unanimemente pegou nos remos (ou seja, nas canetas e nos lápis). O efeito daquele esforço mútuo são seis histórias de Łódź que vocês terão a oportunidade de ler daqui a pouco. Neste ano optei por não limitar as áreas imagéticas dos nossos artistas pelos temas predefinidos, pois notei que as melhores antologias são aquelas que deixam a maior possível liberdade aos autores no que diz respeito à escolha do tema. Mesmo antes da estreia do livro, fazendo as últimas limpezas, cheguei a conclusão de que esta liberdade temática tinha sido uma boa opção.
Todas as bds preparadas para CS 6 aparecem nas exposições – em Łódź durante o 21o Festival Internacional de BD e Videojogos e durante o FIBDA de 23 de Outubro a 7 de Novembro (onde vai ser exibida a exposição retrospectivacolectiva de CS). Antes do fim do ano 2010, todas as bds que tinham entrado no programa deste ano vão ser penduradas na página www.citystories.eu.

Nas páginas que seguem encontrarão uma galeria das personagens essenciais para esta edição de CS, notas biográficas de todos os artistas – participantes no projecto, mais os meus comentários introdutórios aos mundos BD de Łódź criados pelos artistas.

Queria agradecer cordialmente aos nossos amigos da Câmara Municipal da cidade de Łódź por mais um CS, que nos ajudam há anos e investem o seu tempo no desenvolvimento nao só do projecto CS, mas também do próprio Festival. A administração de Łódzka Specjalna Strefa Ekonomiczna (Zona Especial Económica de Łódź) que este ano celebra grandes êxitos e não se esquece de o fazer connosco. Agradeço também ao Nelson e à Lígia da Amadora pela benevolência e a vontade de cooperar. Agradeço a todos os autores pelo empenho e pelo entusiasmo com que começaram e acabam o projecto. Agradeço a Ewa Stępień, a Natalia Narolewska-Taborowska e a Kuba Jankowski pelo trabalho perseverante em condições exigentes devido á acumulação dos nossos projectos neste ano. E por fim, agradeço à equipa de Łódzki Dom Kultury (Casa da Cultura de Łódź), às pessoas que há anos torcem por nós e apoiam o nosso trabalho. Por tudo isso, mil agradecimentos, e só para acabar – votos deboas leituras!

Adam Radoń
Organizador da oficina internacional de BD "City Stories" Director de MFKiG de Łódź (Festival Internacional de BD e Videojogos de Łódź)